PEQUENOS PROCEDIMENTOS

VASECTOMIA
Cirurgia de Vasectomia: você também pode fazer
VASECTOMIA ou cirurgia contraceptiva masculina é o procedimento realizado para fins de esterilização do homem. É um método extremamente eficaz para o seu propósito.
Consiste na interrupção da passagem do esperma e espermatozóides através dos canais deferentes (bilaterais). A cirurgia é feita através de incisão (ões) no escroto.
A realização da vasectomia pode ser feita por qualquer paciente? Todo homem pode realizá-la? A vasectomia é um procedimento contraceptivo considerado dentre os mais eficazes. Porém, para fazer a vasectomia é preciso seguir algumas regras estabelecidas nas leis brasileiras, as quais descreveremos abaixo.
Aspectos legais e éticos:
É imprescindível conhecer o artigo 10 da lei 9263/96 que trata dos termos relativos aos processos contraceptivos e planejamento familiar.
Segue abaixo:
I – em homens e mulheres com capacidade civil plena e maiores de vinte e cinco anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de sessenta dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico, período no qual será propiciado à pessoa interessada acesso a serviço de regulação da fecundidade, incluindo aconselhamento por equipe multidisciplinar, visando desencorajar a esterilização precoce;
II – risco à vida ou à saúde da mulher ou do futuro concepto, testemunhado em relatório escrito e assinado por dois médicos.
A legislação federal estabelece, ainda, que, em vigência de sociedade conjugal, a esterilização depende do consentimento expresso de ambos os cônjuges.
O que você precisa saber ANTES da cirurgia:
Preparo: jejum de 8h. Aparar os pêlos da região (não raspar)
Local: apesar de poder ser realizada até no consultório, o nosso diferencial está no conforto do paciente. Desejamos uma experiência positiva em todas as cirurgias. Por este motivo, realizamos todas as nossas vasectomias com uma equipe completa, em ambiente hospitalar, com controle de infecção adequado. Chegar 2 a 3h antes do horário agendado, para internar.
Internação: curta duração, variando de 6 a 12h, em média.
Anestesia: local e sedativos (contamos sempre com um anestesiologista na equipe).
O que você precisa saber APÓS a cirurgia:
Curativo: retirar em 24h após o procedimento. Realizar cuidados diariamente conforme receita médica. LIMPAR ADEQUADAMENTE! Usar suspensório escrotal por 15 dias.
Alimentação: habitual do paciente.
Afastamento: 3 a 5 dias.
Repouso: pequenos esforços podem ser realizados em 24 a 48h. Evitar maiores exercícios ou esforços no mínimo por 20 dias, ou até cicatrizar por completo.
Repouso sexual: 10 dias. Após este período, a atividade sexual com proteção e/ou masturbação devem ser estimuladas.
ATENÇÃO: manter cuidados contraceptivos até segunda ORDEM!
Espermograma após: será realizado 2 a 3 meses para confirmação quanto à esterilidade.
Alguns pacientes desejam saber sobre as taxas de sucesso e a eventual possibilidade de reversão. O sucesso desta cirurgia é extremamente elevado, com taxas de recanalização na faixa de 1 para cada 2000 procedimentos.
Já a reversão é o procedimento que consiste na recanalização cirúrgica, com a finalidade de voltar a ter novamente chances de realizar a concepção. Suas taxas de sucesso variam, principalmente com o tempo desde a realização da vasectomia.
Blog
Publicações em urologia
Volume normal da próstata aos 60 anos: saiba o que é esperado e quando o aumento pode ser sinal de alerta
O volume normal da próstata aos 60 anos varia entre 25 e 35 cm³, podendo chegar a 40 cm³ sem indicar doenças. O volume normal da próstata aos 60 anos costuma ser maior em comparação a uma idade mais jovem, já que a glândula tende a aumentar de tamanho com o...
Quais os primeiros sintomas de problemas na próstata? Veja os sinais de alerta que você não deve ignorar
Os primeiros sintomas de problemas na próstata incluem dificuldade para urinar, jato urinário fraco, dor pélvica, urgência para urinar e, em alguns casos, sangue na urina ou no sêmen Você sabe identificar quais são os primeiros sintomas de problemas na próstata?...
Prostatectomia radical robótica: como é feita, vantagens e recuperação após a cirurgia
A prostatectomia radical robótica é uma cirurgia minimamente invasiva, indicada para tratar condições da próstata. Realizada com braços robóticos, ela oferece maior precisão, menor sangramento e recuperação mais rápida. A prostatectomia radical robótica é um dos...